Total de visualizações de página

sábado, 23 de maio de 2009

JOGO x ALFABETIZAÇÃO x INFORMÁTICA no dia 23/05/2009

"O diálogo em si é criativo. Do ponto de vista humano, dialogar é essencial ao crescimento."




Dia 23 de maio de 2009 estive em aula presencial na Escola Projeto; no curso de ensino de alfabetização por meio de jogos no computador. Ganhamos um CD com quarenta jogos. Este assunto do curso interessou-me para praticar com os alunos; caso a escola necessite com a chegada dos computadores futuramente.
As aprendizagens:
  • Temos que pacificar o espaço escolar mediando os conflitos de forma conjunta. O trabalho de construção de regras de convívio e solidariedade, de zelo pelo patrimônio precisam estar presentes desde a educação infantil." Vicente Tavares

Este objetivo eu trabalho com meus alunos sempre em sala de aula fiquei satisfeita por ser confirmado que se deve fazê-lo até com as crianças menores.

  • A criança e o falante não alfabetizados sabem tudo de que precisam para falar em seu nível de comunicação. Apenas não conhecem os termos tecnicos, os nomes daquilo que sabem." Celso Luft

Este fato eu aprendi. Eu não sabia que a gramatica normativa (monossilabo, dissilabo, trissilabo e polissilabo) não é tão necessária para a alfabetização para adultos. Muitas vezes o professor se apega nestes detalhes que dificultam a aprendizagem desestimulando-os. Enquanto que o necessário seria que quando o adulto decifra os códigos da escrita é fundamental fazer com que comecem já a leitura e não perder o processo por causa da gramatica normativa.

Aprendi que é possível ensinar todos os alunos inclusive os mais dificeis.

  • "Nenhuma criança brinca só para passar o tempo, sua escolha é motivada por processos íntimos, problemas, desejos e ansiedades. O que está acontecendo com a mente da criança determina suas atividades lúdicas, o brincar e sua linguagem secreta, que devemos respeitar mesmo que não a entendemos." Bruno Bettelheim

6 comentários:

Prof.ª Deisi Sander disse...

Olá! Li uma citação de Vicente Tavares que pdoe me ajudar a entrar com recurso num concurso público que fiz, mas preciso da bibliografia. tens como conseguir? Obrigada
Deisi

Prof.ª Deisi Sander disse...

Olá! Li uma citação de Vicente Tavares que pdoe me ajudar a entrar com recurso num concurso público que fiz, mas preciso da bibliografia. tens como conseguir? Obrigada
Deisi

Prof.ª Deisi Sander disse...

Olá! Li uma citação de Vicente Tavares que pdoe me ajudar a entrar com recurso num concurso público que fiz, mas preciso da bibliografia. tens como conseguir? Obrigada
Deisi

Cíntia disse...

Olá! To na mesma situação da Deise. Li uma citação de Vicente Tavares que pdoe me ajudar a entrar com recurso num concurso público que fiz, mas preciso da bibliografia. tens como conseguir? Obrigada
Cíntia

Cíntia disse...

Meu e-mail é profcintiafaria@gmail.com. Deise, não consigo ver o teu e-mail. Entra em contato comigo que eu acho que estamos nos referindo ao mesmo concurso (IFRS)

Cíntia disse...

A raferência é "Tavares Dos Santos; José Vicente; Beatriz Didonet Nery & Cátia Castilho
Simon, 1999 A palavra e o gesto emparedados: a violência na escola (PortoAlegre: PMPA-SMED)."