Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de junho de 2009

AULA PRESENCIAL DIA 02/06/2009

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SOB ENFOQUE DA PSICOLOGIA II B
PROFESSORES: SIMONE BICCA CHARCZUK
LUCIANE MAGALHÃES CORTE REAL

Construção em grupo de um mapa conceitual
A noite estava fria e o chá que trouxe a colega Magdalena foi o que nos salvou de sentir mais frio. A motivação estava boa para aprendermos a fazer um mapa conceitual. Cada uma preocupou-se de levar recursos como tesoura, canetas, régua e disposição para enfrentar os desafios. E a colega Dania surpreendeu a todos levando uma maleta de papéis coloridos para enfeitar nosso mapa conceitual com sua criatividade de recortar flechinhas. Estava enriquecedora a aula com a apresentação de todos os trabalhos dos grupos.
Aprendemos que o desenvolvimento esta ligado aos conceitos das fases de desenvolvimento sensório motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. E que podem ser alterados por uma transformação que ocorre via ação e interação. Que gera a construção desenvolvendo a aprendizagem que é uma adaptação entre assimilação e acomodação e vice-versa. Promovendo um desenvolvimento no indivíduo.
Comentário da professora Simone referente ao trabalho:
Olá meninas, como comentado na aula presencial, o trabalho de vocês ficou bem construído, vocês procuraram utilizar os recursos que envolvem a construção de mapas e relacionaram de forma adequada a maioria dos conceitos apresentados. Uma sugestão que foi dada na presencial, e que aproveito para deixar registrada aqui, é partir do conceito de “transformação” somente uma seta ligada pela conexão “ocorre via” e dessa conexão partir duas setas, uma ligada à “ação” e outra ligada à “interação”. Após, desses dois conceitos, partir duas setas que vão se unir na conexão “gera”, da qual parte uma seta para o conceito “construção”. O restante do mapa está bem elaborado. Parabéns pelo trabalho! Abraços, Simone

Nenhum comentário: