Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Reflexões na sala de aula

  • Exemplo citado também na atividade feita na disciplina de Filosofia da Educação verificado pela tutora Daniela Oliveira no relatório do filme "O clube do Imperador".
Compreender hoje que nossa função de professor (a) é o de intermediar, mediar, mas não poderá ir além destes limites não é fácil, porque os pais não educam em conjunto com os professores. Hoje, o professor ensina e deixa o aluno escolher conforme seus pais educam sem refletir com o aluno a real situação. Hoje a solução para este percurso da vida eu vivencio não só com meu aluno na reflexão, mas com os pais, a direção. E tem funcionado muito inclusive na vivência de domínio de turma porque as aprendizagens melhoram. Há uma relação mais tranquila e positiva entre pais x aluno x professor só preciso melhorar agora é a maneira que expresso-me para argumentar que o aluno precisa ser educado com regras. É mais trabalhoso e exige mais do professor porque os pais não estão acostumados com este maneira de intervir buscando soluções e não só reclamando do aluno como muitos professores estão habituados. É necessário haver um bom diálogo do que os pais esperam da escola e educação na hora de conversar em particular. Assim sendo, eu ensino (intermedeio) a função dos pais com seus filhos. O que aprendo nas várias disciplinas eu analiso nos meus alunos e informo aos pais. A maioria dá um resultado positivo". Deveria citar um exemplo:
O aluno não tem bem definido o que é educação. Por que a professora ensina em sala de aula a colocar o lixo no lixo e quando o aluno vê o lixo no chão em vez de colocar no lixo joga na colega a banana suja em cima dela. Este é um exemplo típico. Ao questionar a aprendizagem que se alastra a mais de 90 dias o aluno responde : - Não fui eu que joguei no chão. E não levarei ao lixo. Estou resumindo o ocorrido porque fiz vários questionamentos com ele e com a turma a respeito. Eles compreenderam que não é porque o outro jogou que teria que também fazer o mesmo.
Compreendi que ele não tem evidências concretas em casa que é onde está o referencial de sua educação.

Nenhum comentário: