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sábado, 20 de junho de 2009

Educação

“O homem não pode se tornar um verdadeiro homem senão pela educação. Ele é aquilo que a educação dele faz. Note-se que ele só pode receber tal educação de outros homens, os quais a receberam igualmente de outros.” KANT, Immanuel (1724-1804) Sobre a pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella. 3.ª Ed. Piracicaba: Editora UNIMEP, 2002.
O autor Immanuel Kant escreveu sobre a Pedagogia e o autor Theodor W. A Adorno escreveu sobre Educação após Auschwitz. Ao ler o modo de cada autor se expressar sobre educação observei onde cada um poderia discordar do outro e percebi que o autor Adorno descreve uma maneira de evitar por meio da educação com consciência uma tragédia como aconteceu em Auschwitz, salientando e priorizando primeiro, a educação infantil, sobretudo na primeira infância; depois, o esclarecimento geral, criando um clima espiritual, cultural e social que não dê margem a uma repetição; um clima, portanto, em que os motivos que levaram ao horror se tornem conscientes, na medida do possível. Discordando de Kant que salienta uma melhoria para a educação com reflexão, primeiramente, comparando o homem com os animais sendo que o homem não possui instinto e que isso faz parte do animal. E explica que “A pedagogia, ou doutrina da educação, se divide em física e prática. A educação física é aquela que o homem tem em comum com os animais, ou seja, os cuidados com a vida corporal. A educação prática ou moral (chama-se prático tudo o que se refere à liberdade) é aquela que diz respeito à construção (cultura) do homem, para que possa viver como um ser livre”. E que a educação deve ser ensinada de geração em geração sempre aperfeiçoando-a.

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