Total de visualizações de página

sábado, 27 de junho de 2009

MEIO AMBIENTE

ELEMENTOS NATURAIS E ELEMENTOS CRIADOS PELO HOMEM
O planejamento de aulas sobre o meio ambiente está sendo muito mais rico e cheio de recursos didáticos do que anteriormente. O conteúdo todo ano se aprimora. Nas aulas de artes construimos 4 vassouras com garrafas pets. Como mostra nas postagens anteriores. E aproveitamos a parte de baixo da garrafa para utilizar como pratinho para colocar as tampinhas e utilizar como material concreto para dividir e multiplicar. Quando pergunto como utilizar o lixo descartável respondem que podemos fazer vassouras. O interessante é que nossa sala de aula tem duas lixeiras para trabalharmos a separação de lixo. Na reunião com os pais e as mães disseram que as crianças querem separar em casa o lixo. Argumentei que a maior satisfação de uma professora é quando isso acontece a mudança de atitudes. E evidenciei com os noticiários que é importante não só começar pela criança, mas tornarmos colaboradores delas.
Os questionamentos sempre faço. E que mais podemos fazer para evitar a poluição do ar? Não podemos cortar as árvores. Por quê? Para nós respirarmos. Ao estudar os vegetais trouxeram muitas plantinhas de todos os tipos. E já foi solicitado pela direção da escola para plantarmos a árvore de abacateiro, a laranjeira e o mamoeiro na escola. É interessante porque a criança não sabe que as plantinhas bem pequeninas também possue suas partes. O caule, a folha, as raizes e as florzinhas. E que são vivas. Por que são vivas? Respondem:
- Porque respiram, comem pelas raizes os sais minerais e respiram pelas folhas. Percebo que é importante comparar com os seres humanos (eu e o outro) e sua importância porque fazem a criança refletir. E constatam que não devem depredar as árvores.
A próxima etapa será a conscientização. Faremos o diálogo escrito das plantas. Dependuraremos no caule a escrita do que as crianças refletirem sobre o que as árvores falariam se pudessem. Como exemplo: -Estou sofrendo arrancaram o meu galho ou quem sabe meu braço? Mas, eles é que terão que imaginar estas frases e sairemos no pátio e colocaremos nas árvores da escola. a 2º ETAPA ELEMENTOS CRIADOS PELO HOMEM.
São os prédios, as casas, imagens (fé) questionamentos, as indústrias, profissões, a importância do que foi criado pelo homem e as consequências.
O livro didático é um recurso muito importante em sala de aula. Primeiro expliquei o que o texto se referia com a palavra "Homem". Depois lemos e interpretamos. A reflexão sobre o que o homem cria e o qual a importância da natureza no mundo (mais abrangente).
Qual o mais importante os elementos criados pelo homem ou a natureza para todos?
Quais as vantagens de cada um? A reflexão faz com a criança aumente sua formação cognitiva.

Nenhum comentário: