Total de visualizações de página

sábado, 13 de junho de 2009

SEMINÁRIO INTEGRADOR

REFLEXÕES SOBRE A MORALIDADE NA ESCOLA
Liseane Silveira Camargo1 – liseanesilveira@yahoo.com

"Um ambiente que reúne grupos, que possui relações de respeito e que tem como fundamento educação tem a necessidade de saber o quanto contribui para o desenvolvimento moral dos seus alunos – pois esse desenvolvimento também é parte da aprendizagem."trecho do texto REFLEXÕES SOBRE A MORALIDADE NA ESCOLA
A professora quando tem bem centrado em sua mente que a colaboração, a cooperação em sua turma é importante, traça objetivos muito mais concretos e seguros na aprendizagem com sua turma. Um exemplo seria de quando inicio as aulas durante o ano e algumas crianças começam a chorar porque não conseguem fazer com o lápis a letra cursiva. Já torna um ambiente propicio para irritações e descasos.
Então questionei-me de como poderia ajudá-los. Preocupei-me com os alunos mais lentos e adotei o caderno de caligrafia. E eu inventei uma argumentação com meus alunos que facilita para eles compreenderem a linha que gostariam de seguir a cursiva ou a imprensa (a bastão). Quantas vezes você levanta o lápis para escrever a palavra inter e grêmio? duas e duas (para colocar o sinal do "i" e sinal circunflexo e "T"tracinho). Agora, internacional e gremista? Três e duas. A letra cursiva é mais rápida. Muitas crianças pararam de chorar e preferem fazer a letra cursiva. E melhoram muito a escrita de sua letra para o próximo ano.


Nenhum comentário: