Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS - EAD


Aula Presencial - Interdisciplina de Libras


Profªs Carolina Hessel Silveira e Maria Cristina Viana Laguna



É sensacional quando conseguimos perceber o outro. Sua trajetória, suas conquistas e desafios. A professora Carolina demonstrou-me força, perseverança, humor e afeto em sua vida; por meio de sua comunicação. Percebi que ao nos colocarmos no lugar do outro podemos ser mais felizes e colaborativos. Eu senti admiração por seu trabalho. No momento que conhecemos a realidade das pessoas compreendemos como podemos cooperar na vida e adquirimos mais autonomia. Já tive um começo demonstrar meu nome na Lingua de Sinais. É bem possivel que saberei na hora que for necessário. Tive vontade de relacionar até com o alfabeto de minha sala de aula para os alunos aprenderem mais uma língua ; a de Líbras. Conversando com a professora Carolina através de sua interprete disse-me que não poderia relacionar com o alfabeto de sala de aula porque precisariam da orientação dos pais.

Aprendizagens:

Libras é a sigla da Língua de sinais. A Lingua de sinais veio da França. A lingua de sinais brasileira é diferente de outros lugares como Inglaterra, Estados Unidos e Argentina. Mas, ainda assim existe uma facilitação de linguagem corporal para uma compreensão. A Lingua Brasileira de Sinais não é uma linguagem é uma Lingua. Não é mímica. É uma lingua materna. A lingua de sinais substitui a audição. A lingua de sinais é a marca da Identidade surda. E a pessoa com identidade de deficiente auditivo seria a pessoa que não aceita a lingua de sinais para comunicar-se. Aprendi porque não tinha este conhecimento para usá-lo em sociedade.

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Rosali quantas descobertas heim?! Que maravilha, acho ótimo ver esse encantamento em professores atuantes. Perceber o outro, suas conquitas e dasafios é muito importante, pois conseguimos compreender a realidade das pessoas e ajudá-las no que for necessário. Você comentou que teve vontade de relacionar com o alfabeto de sua sala de aula, para que os alunos tenham acesso a língua dos sinais. Mas como pensa em fazer isso?

ROSALI ATIVIDADES DO PEAD 2007 disse...

Olá tutora Patricia, quanto a sua pergunta: -Como penso em fazer uma relação com o alfabeto de Libras em sala de aula com o nosso alfabeto? Seria da maneira usual em conjunto com atividades. Relacionando com brincadeiras, expressões corporais, ilustrações, filmes com pessoas com identidade surda e muitas leituras que ilustrassem. Apesar que, conversando com a professora Carolina através de sua interprete disse-me que não poderia relacionar com o alfabeto de sala de aula porque precisariam da orientação dos pais. Portanto, acredito não ser aconselhável uma educação sem a orientação de um profissional da área educacional de Libras. Um abraço ♥
Atenciosamente, Rosali.