Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Construtivismo

Construtivismo é uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. A idéia é que o homem não nasce inteligente, mas também não é passivo sob a influência do meio, isto é, ele responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada (teoria da epistemologia genética de Jean Piaget e da pesquisa socio-histórica de Lev Vygotsky).
Na escola há computadores. Ofereceram-me um para colocar em sala de aula para os alunos. É uma experiência nova. Alguns alunos não quiseram experimentar. E estranhei. Modifiquei a organização de utilizar o computador. E perguntei novamente. Descobri que não sentiam-se à vontade de ir com um colega que não tinham muita afinidade. E reformulamos as duplas. Observando como interagiam um com o outro e o computador notei que havia uma interação. Uma ajuda mútua. Observando outra dupla que não tinham muita afinidade estavam compreendendo um e outro; tinham dificuldades parecidas. Um respeitava a vez do outro utilizar o computador. Um milagre da tecnologia? Ou comprovando que "A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou, acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou conhecimento. Em outras palavras, uma vez que a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta fazer uma acomodação e após, uma assimilação e o equilíbrio é, então, alcançado".
Referência:
Acesso no dia 23/04/2010 às 20:22 h http://penta.ufrgs.br/~marcia/teopiag.htm

3 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Oi Rosali. O computador é na sala de aula? Tem apenas um?

ROSALI ATIVIDADES DO PEAD 2007 disse...

Tutora Patricia,
é apenas um computador que foi oferecido para os professores e eu aceitei e a minha paralela. Uma observação: Ouvi dos alunos que a outra professora não está utilizando em sala de aula. Perguntei o por quê e eles responderam que ela não sabe mexer. Os outros alunos ficam tristes. Durante as aulas que planejo deixo eles a vontade para descobrirem o power point, paint e o Cd de jogos de alfabetização que gostam muito e interagem em duplas. Não há acesso para internet na sala de aula.
Um abraço, Rosali.

ROSALI ATIVIDADES DO PEAD 2007 disse...

RETIFICANDO A FRASE ANTERIOR: foi oferecido os computadores e apenas eu e a minha paralela de turma aceitou colocar um computador em sala de aula. Os outros ficaram no laboratório de informática.
Abraço, Rosali.