Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Utilizando as tecnologias para formar um ambiente para aprendizagem.

A utilização da sala de vídeo na escola está sendo concorrida pelos professores. O espaço é o mesmo para o laboratório de informática. Portanto é necessário agendar com antecedência o local. No dia quinze de abril reservei um filme "Meu nome é Rádio" para assistir com os alunos é um filme interessante próprio para ser assistido por toda a família. Estimula a coragem e a sensibilidade de quem assiste. É uma história verídica é para qualquer um que já teve um sonho e para todos que tiveram a coragem de lutar pelo que acreditam. No ano passado criei com a turma períodos diários de conteúdos onde chegavam e já diziam o que iriam estudar; muitas vezes trazendo o roteiro pronto. Atualmente percebi que não funcionaria com a turma deste ano. São alunos que buscam a diferença, tem curiosidade e demonstram a cada dia que querem cooperar com os arranjos educativos. Em outras palavras gostam de surpresas. Aguardei na agenda de vídeo um horário de chegada na escola. Em vez de levá-los para a sala de aula quando chegaram em fila fomos direto para a sala de vídeo assistir ao filme. Depois do filme o refeitório. Os comentários deles fez-me refletir. Que bom professora! Um filme! E depois temos o refeitório. Que bom! Depois o recreio. E após o recreio cansados de tanto brincar observei que não vieram tão cansados para a continuação da aula. Fizemos questionamentos e interpretação escrita a respeito do filme.
Conforme o desenvolvimento da criança normalmente a cooperação acontece em torno dos 7 a 8 anos. Acredito ser necessário uma visão critica social da professora com seu aluno. É importante para a aprendizagem ser construída.

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Rosali, eu particularmente gosto muito do trabalho com vídeos, apesar de existir toda uma discussão... um filme bem escohido e adequado ao projeto é muito válido, e claro, depois precisamos ter criatividade para desenvolver atividades em relação ao filme, bem como fizeste.

Fica a pergunta: como usar a televisão na sala de aula?

ROSALI ATIVIDADES DO PEAD 2007 disse...

Tutora Patricia,
a televisão utilizamos como meio de comunicação. Em meu projeto de aprendizagem sem laboratório de informática planejei do seguinte modo: Consegui uma caixa de papelão comprando um edredon grande. Levei para a sala de aula e colamos folhas de gibis, abrimos uma parte dela. E desenhamos os botões. Contei rodando um filme sobre a história do "elefantinho caiu no poço" (caderno de atividades adquirido no curso de alfabetização GEEMPA). Foi muito bom. Houve a interpretação da história oral e escrita. Depois ilustrativa.
Para socializar e concluir a atividade pegamos a televisão da escola e levamos para a sala de aula. Com vídeo assistimos o filme "História sem fim II" que loquei na video locadora. O ajudante do dia distribui as pipocas e o outro os refrigerantes.
Espero ter respondido resumidamente. Um forte abraço, até mais Rosali.