Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Jogos pedagógicos em sala de aula.

Jogos pedagógicos é um estímulo para a sala de aula. Para o aluno querer ir para a escola. Os alunos aprendem brincando e estranhando que o jogo é para aprender junto com o divertimento. E muitas vezes a explicação de que a boneca é para brincar em casa não agrada muito e é mais um desafio para eles compreenderem. E o limite as regras, a mediação com muita tranquilidade torna-se necessário. Percebo que algumas crianças não aceitam com facilidade as normas. Explicando a necessidade delas antes da aplicação dos jogos e refletindo juntos melhora a compreensão e a aceitação. Percebo o desagrado em seus rostinhos quando não estão muito convencidos. Possivelmente, seus pais ou responsáveis já devem impor-lhes normas ou nem o fazem e as crianças acostumam a ter hábitos como não guardar os jogos após brincarem. Pensando em melhorar mais um pouco a noção de quantidade através do jogo de dominó e analisando o livro de matemática na página 38 havia a explicação das formas geométricas relacionando com brinquedos é que introduzi este recurso do livro didático com figuras coloridas. Foi um meio de introduzir a nossa primeira aula com jogos pedagógicos de uma maneira diferente. Depois da leitura e os questionamentos inclusive relacionando com o quadro negro o retângulo, tivemos que desenhar e pintar um brinquedo que gostassemos de brincar que fosse uma figura geométrica. Observei que estavam interagindo naturalmente. E desenhei o dominó no quadro explicando as regras. Foi espamtoso relacionaram com retângulo. Tinha quatro jogos de dominós que distribui nos grupos com quatro componentes cada um e duas caixas com jogo de palavras cruzadas para outros dois grupos. Não tenho o hábito de ter aula de aprendizagens através de jogos pedagógicos sem antes perceber na turma o minímo de compreensão de querer aprender através da integração e respeito as regras. Consegui um bom resultado a partir do livro didático. Houve uma maior compreensão e sinto que foi um recurso a mais para eles que ajudou-me.

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Rosali sobre jogos pedagógicos em sala de aula...

O jogo tem um papel muito importante nas áreas de estimulação, e é uma das formas mais naturais da criança entrar em contato com a realidade, tendo o jogo simbólico um papel especial. O jogo é uma característica do comportamento infantil e a criança dedica a maior parte de seu tempo a ele. Piaget (1998) acredita que o jogo é essencial na vida da criança.
O jogo é, por excelência, integrador, há sempre um caráter de novidade, o que é fundamental para despertar o interesse da criança, e à medida em que joga ela vai se conhecendo melhor, construindo interiormente o seu mundo.

ROSALI ATIVIDADES DO PEAD 2007 disse...

Prezada tutora Patricia,
obrigada por seu comentário. Sempre há o que se aprender o conhecimento nunca acaba; sempre estamos aprendendo. Abraço, Rosali.